Assistência em Pericias Judiciais

Trabalhamos como Assistente Técnico em reclamações trabalhistas.

A OMINI, divisão de assistência e pericia judicial, é uma empresa com a experiência de mais de 10 anos no mercado.

Nossos profissionais são pós graduados e especializados na área de Medicina do Trabalho, Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho, alem de contar com  “Know-how” na participação em  atividades diretamente na área judiciária, especificamente na figura de Peritos Judiciais.

Nosso objetivo é auxiliar o departamento jurídico, nas diversas etapas do processo, iniciando com a elaboração dos quesitos, acompanhamento do Perito Judicial nomeado pelo Juiz, avaliando e emitindo parecer referente ao adicional pretendido pelo reclamante: Insalubridade, Periculosidade ou Acidente do Trabalho, e quando necessário auxiliar na elaboração da impugnação técnica do laudo do Perito Judicial nomeado. Auxiliar as parte contratante quanto à documentação necessária e as avaliações técnicas que serão realizadas durante a pericia.

Realizamos avaliações de atividades e postos de trabalho de funcionários para empresas objetivando verificar se estes realizam atividades expostos a insalubridade e ou periculosidade. Oferecemos soluções de adequação destas condições através de melhoria nos ambientes de trabalho, implantação de EPC – Equipamento de Proteção Coletiva e como última alternativa a implantação do EPI – Equipamento de Proteção Individual.

Como posição profissional entendemos que todo resultado de avaliação encontrado acima dos níveis permitidos pela legislação deve ser corrigido de forma a não causar distúrbios ou doenças profissionais, ou seja, somos pela correção das condições ambientais por julgar que a saúde do trabalhador não se comercializa.

Atividades Oferecidas Pela Equipe De Pericias

1. Assistência Técnica em Perícias Judiciais e Extra-judiciais;
2. Assistência Técnica em Perícias Trabalhistas;
3. Assistência Técnica em Perícias Cíveis;
4. Assistência Técnica em Perícias Previdenciárias, em processos em face do INSS;
5. Apuração de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Ósteo-Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
6. Apuração de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR);
7. Apuração de Sequela de Acidente do Trabalho;
8. Apuração de Doenças Profissionais ou Relacionadas ao Trabalho;
9. Contestação Judicial do NTEP(Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
10. Apuração de Insalubridade;
11. Apuração de Periculosidade;

A função do Assistente Técnico é analisar o processo a fim de assessorar o Procurador da empresa reclamada a elaborar a tese de defesa e os quesitos a serem respondidos pelo Perito Judicial, para que a matéria seja esclarecida, da maneira mais favorável ao Cliente. Em seguida, o Assistente Técnico deve, imediatamente, entrar em contato com o Perito do Juízo cientificando-o de sua indicação e colocando-se à disposição para discutir o caso, apresentando o ponto de vista da Empresa Reclamada, e fazer o acompanhamento dos trabalhos periciais em datas a serem previamente agendadas.

A etapa seguinte consiste no acompanhamento da diligência pericial, quando, ao Assistente Técnico, cabe:

1. Assegurar que as apurações fáticas sejam feitas criteriosamente, sem distorções de qualquer natureza;
2. Assegurar que as avaliações técnicas sigam, rigorosamente, as normas vigentes;
3. Impedir abusos por parte de qualquer um dos participantes;
4. Facilitar o trabalho do Perito do Juízo no tocante a obtenção de documentos, ao acesso aos locais a serem periciados e ao que mais for necessário.