Exame de Espirometria

A definição de exame de espirometria é um exame do pulmão feito por médicos pneumologistas e/ou cardiopneumologistas e fisioterapeutas, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.

A principal finalidade do exame de espirometria é um exame habitualmente utilizado na investigação e acompanhamento de diversas doenças pulmonares.

Outro objetivo do exame de espirometria é garantir a integridade da saúde dos colaboradores expostos.

O risco das doenças respiratórias ocupacionais depende da concentração da substância inalada no ar ambiente, das dimensões, das características da poeira e do tempo de exposição.

A validade do exame de espirometria é estipulada pelo PCMSO

A legislação relacionada ao exame de espirometria Desde 1994, foi determinado pela legislação trabalhista brasileira (NR7 de 12/94) que os trabalhadores de qualquer empresa, com qualquer número de funcionários, que tenham exposição a poeiras, façam espirometria na admissão, na mudança de função e em diversos intervalos determinados.

A excelência do exame de espirometria é a descoberta precoce de alteração no exame que pode levar à mudança de cargo ou até mesmo afastamento e previne uma maior exposição ao agente.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre a EXAMES COMPLEMENTARES , o PPRA - Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho.