Exame de Audiometria

A definição de Audiometria – está relacionada com a idéia generalizada de identificação da capacidade de trabalho dos colaboradores da empresa.

A principal finalidade do exame de audiometria: Determinar a menor intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo consegue perceber. Detectar o tipo, o grau, assim como a evolução da Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE). Sendo muito útil para rastrear, direcionar e definir metas preventivas no ambiente laboral.

Outro objetivo exame de audiometria é informar através dos exames realizados quando da avaliação clinica, da normalidade ou anormalidade dos mesmos.

A validade do exame de audiometria é de 12 meses.

A legislação relacionada ao PERIÓDICO – EXAME PERIÓDICO impõe que todas as empresas, independente de seu número de trabalhadores, tenham realizado toda a programação de exames periódicos previstos.

A excelência do exame de audiometria é ser constituído um documento matriz, , garantindo a plena condição de trabalho, para que o colaborador mantenha-se em suas atividades.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre o exame de audiometria, o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, PPRA – Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho.