Exame de Retorno ao Trabalho

A definição de exame de retorno ao trabalho está relacionada com a idéia generalizada de identificação da capacidade de trabalho dos colaboradores afastados da empresa.

A principal finalidade do exame de retorno ao trabalho é atestar a plena condição clinica do trabalhador a executar determinada tarefa.

Outro objetivo do exame de retorno ao trabalho é informar através dos exames complementares realizados quando da avaliação clinica, da normalidade ou anormalidade dos mesmos.

A validade do exame de retorno ao trabalho é imediata.

A legislação relacionada ao exame de retorno ao trabalho impõe que todas as empresas, independente de seu número de trabalhadores, tenham realizado todos os exames nos colaboradores ausentes por mais de 30 dias.

A excelência do exame de retorno ao trabalho é ser constituído um documento matriz, chamado ASO, garantindo a plena condição de trabalho, para que o colaborador retorne para suas atividades.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre o exame de retorno ao trabalho, o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, PPRA – Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho.