Exame Demissional

A definição de exame demissional está relacionada com a idéia generalizada de identificação da capacidade de trabalho dos colaboradores desligados da empresa.

A principal finalidade do exame demissional é atestar a plena condição clinica do trabalhador a executar determinada tarefa até o momento do desligamento.

Outro objetivo do exame demissional é informar através dos exames complementares realizados quando da avaliação clinica, da normalidade ou anormalidade dos mesmos.

A validade do exame demissional é imediata.

A legislação relacionada ao exame demissional impõe que todas as empresas, independente de seu número de trabalhadores, tenham realizado todos os exames nos colaboradores desligados, antes da homologação.

A excelência do exame demissional é ser constituído um documento matriz, chamado ASO, garantindo a plena condição de trabalho, para que o colaborador possa ser legalmente desligado.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre o exame demissional , o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, PPRA – Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho.