LTCAT - Laudo Técnicos das Condições Ambientais de Trabalho

A definição de LTCAT - laudo técnicos das condições ambientais de trabalho

É um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos.

Outro objetivo do LTCAT - laudo técnicos das condições ambientais de trabalho É a Comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

O LTCAT - laudo técnicos das condições ambientais de trabalho O LTCAT tem validade indefinida, atemporal, ficando atualizado permanentemente, enquanto o “layout” da empresa não sofrer alterações.

A legislação relacionada ao LTCAT - laudo técnicos das condições ambientais de trabalho A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo, estará sujeito à penalidade prevista no Art. 133 desta Lei, que foi republicada na MP 1596-14 de 10.11.97 e convertida na Lei 9528 de 10.12.97

A excelência do LTCAT - laudo técnicos das condições ambientais de trabalho é avaliar os riscos dos ambientes de trabalho, através da dosagem dos mesmos.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre o LTCAT - laudo técnicos das condições ambientais de trabalho, PPRA – Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho.