Laudo de Vasos de Pressão - Caldeiras

A definição de laudo de vasos de pressão - Remetem às Caldeiras a vapor e são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior a atmosférica. Vasos sob pressão são equipamentos que contêm fluidos (ar ou outros gases) sob pressão interna ou externa.

A principal finalidade do laudo de vasos de pressão, é garantir que toda empresa que mantém em suas instalações caldeiras ou vasos sob pressão realizem laudos periódicos, em especial as caldeiras que requer teste hidrostático anual ou em menor tempo quando as condições dos equipamentos não forem favoráveis.

Outro objetivo do laudo de vasos de pressão, o objetivo destas avaliações é manter e comprovar em livro especifico, que os equipamentos operacionais e em condições seguras.

Devem ser feitas vistorias periódicas, com atualização do laudo de vasos de pressão.

A legislação para elaboração do laudo de vasos de pressão indica obrigatoriedade definida de acordo com a Portaria 3214/78 e suas alterações em sua NR-13.

A excelência da execução do laudo de vasos de pressão, é garantir plena condição segura de trabalho.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre o laudo de vasos de pressão , PPRA – Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho.