Brigada de Incêndio

A definição de brigada de incêndio
É um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono de área, combate a princípio de incêndio e incêndio, e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área pré-estabelecida.

A principal finalidade da brigada de incêndio
A Brigada contra Incêndio foi criada com a finalidade de promover a prevenção e o combate a princípio de incêndio

Outro objetivo da brigada de incêndio é acompanhar o número de eventos acidentários ocorridos na empresa.

A legislação relacionada a brigada de incêndio é regulamentada por Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros do Estado onde ela atuar, complementada por Normas Técnicas da ABNT. Além disto, há que se atentar para a normatização do Ministério do Trabalho (NR 23), a responsabilização civil e criminal dos brigadistas e a legislação de cada Estado sobre segurança contra incêndio.

A excelência da brigada de incêndio
Os brigadistas devem ser pessoas da própria empresa, que gozam de perfeita saúde, boa condição física e conhecem as instalações da empresa. Devem ser treinados para serem capaz de identificar situações de emergência, acionando alarmes e corpo de bombeiros, devem cortar a energia quando necessário, realizar os primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área e combater princípios de incêndio.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre a brigada de incêndio, o PPRA - Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito.