Programa de Vacinas

A definição do programa de vacinas: é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzido no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.

A principal finalidade do programa de vacinas: A vacinação como forma de prevenir doenças é reconhecida mundialmente e sua eficácia pode ser comprovada pela erradicação da varíola. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS).

Outro o objetivo do programa de vacinas : É proteger o trabalhador quando dos acidentes pérfuro-cortantes.

A importância relacionada ao programa de vacinas : Consiste num estímulo ao sistema imunológico responsável pela proteção do nosso organismo. Sempre que um vírus ou bactéria invade o corpo o sistema imunológico entra em ação para impedir danos à saúde.

A excelência do programa de vacinas é uma forma segura e eficaz de levar o sistema imunológico a desenvolver defesas contra determinadas doenças sem que isso represente contaminação. Isso acontece porque as vacinas são compostas por antígenos, substâncias capazes de interagir com o sistema imunológico como: uma bactéria, um vírus ou célula.

A recomendação que fazemos é de sempre haver um relacionamento direto entre – um programa de vacinas e o PCMSO.